Democratizar é Garantir o Direito à Universidade

catraca-universidade

    Democracia é uma pauta viva nos debates da comunidade acadêmica. Lutar pelo direito de contribuir nas decisões dentro da UFRGS representa a vontade de ajudar a construir uma universidade plural e que respeite as diferenças. Poder opinar e ajudar nas decisões é diretamente proporcional ao direito que temos à universidade, mas não é somente por votos que se sustenta uma democracia. Casas de Estudantes democratizam a questão da moradia estudantil. Restaurantes Universitários democratizam a alimentação. As bibliotecas democratizam os livros. As aulas democratizam o saber. A universidade tem a potencialidade de democratizar em todos os seus espaços. Todo serviço e espaço dentro dela deve ser acessível e garantir o direito à universidade.

    Quando, então, começamos a achar natural pagar (e cobrar) para participar de uma atividade oferecida para os alunos de uma universidade federal, e que deveria ser gratuita?

    Em diversos cursos dentro da UFRGS, existe hoje uma cobrança de ingresso ou de certificado de participação, como é o caso de algumas Semanas Acadêmicas. Se alguns estudantes não tem como pagar por uma Semana Acadêmica, ou por um curso de extensão, realizado dentro da universidade, não estaríamos segregando uma parte dos nossos colegas? O comércio de conhecimento em uma Universidade Pública não fere o direito que todos devem ter à universidade?

    Denunciamos e nos colocamos contrários a essa prática pois acreditamos que as Semanas Acadêmicas devem ser abertas e gratuitas pois fazem parte da formação do estudante. Não podemos considerar natural a comercialização de conhecimentos e a cobrança por qualquer atividade acadêmica. A UFRGS é uma universidade pública e deve promover o acesso ao conhecimento para que todos tenham direito à Universidade.

PELA CONSTRUÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE
PÚBLICA, GRATUITA E POPULAR!

GTUP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: